ARTROLOGIA
A parte da Anatomia que estuda as articulações ou as junturas
Conceito de Articulações
É um conjunto de estruturas duras e moveis que fazem a união entre dois ou mais ossos (principalmente cartilagens).
Classificação das Articulações
• As articulações estão classificadas em três grupos:
- Articulações fibrosas
- Articulações cartilaginosas
- Articulações sinoviais
Articulações Fibrosas
São classificadas como fibrosas as articulações na qual o tecido que se interpõe entre os ossos e tecido conjuntivo fibroso.
Subdivisão: - Suturas
- Sindesmose
- Gonfose
Suturas
É uma articulação do tipo fibroso que se caracteriza por apresentar pequena quantidade de tecido conjuntivo fibroso.
Se localiza entre os ossos do crânio.
Podem ser serreadas ou escamadas.
Se caracteriza por ser mais evidente quanto mais jovem for a pessoa.
Faz a união entre os ossos.
Nas crianças logo após o nascimento ate os dois anos de idade, a sutura são mais desenvolvidas para facilitarem o nascimento da criança (ex: ossos da cabeça), e recebem a denominação de fontanela. Com o envelhecimento ocorre o inverso, a uma diminuição ou desaparecimento das suturas, que recebe a denominação de sintose.
Sintose: soldadura dos ossos do crânio
Sindesmose
É um tipo de articulação fibrosa que se caracteriza por apresentar uma grande quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Ex: membrana interóssea (é uma quantidade grande de tecido fibroso que existe entre as diáfises do radio e da ulna entre as diáfises da tíbia e fíbula. Entre a tíbia e a fíbula na sua extremidade distal.
Gonfose
É uma articulação do tipo fibrosa que se processa em a raiz do dente e o osso dos maxilares e da mandíbula. (ex: ligamentos perodentais)
Articulações Cartilaginosas
Também são chamadas de articulações cartilagíneas a qual se caracteriza pela presença de tecido conjuntivo cartilaginoso.
Subdivisão: - Sínfise
- Sincondrose
Sínfise
É uma articulação classificada como cartilaginosa na qual o tecido que se interpõe entre os ossos é tecido conjuntivo cartilaginoso e tecido conjuntivo fibroso – tecido fibro cartilaginoso - ex: entre as vértebras é chamado disco intervertebral.
Ex: sínfise púbica, que ocorre entre os ossos ilíacos, na sua porção anterior, chamado de púbis.
Sincondrose
Uma articulação cartilaginosa na qual o tecido que se interpõe entre os ossos e tecido cartilaginoso. Ex: cartilagem costal e a cartilagem que liga as costelas ao osso esterno. Ex: articulação esfeno occipital.
Articulações Sinoviais
As articulações sinoviais se caracterizam por permitirem grandes, amplos movimentos.
Ex: articulação do joelho
articulação do ombro
articulação do punho
articulação dos dedos
articulação do quadril
articulação do cotovelo
Constituintes de uma articulação sinovial
Elementos:
Superfície óssea articular: é a superfície do osso que participa da articulação.
Ex: articulação do joelho.
2) Cartilagem articular: é uma membrana de tecido conjuntivo cartilaginoso que recobre as superfícies ósseas articulares. Impede o atrito entre os ossos.
3) Cápsula articular: é uma membrana constituída por tecido conjuntivo fibroso, a qual envolve toda a articulação sinovial, com a finalidade de fazer a união entre os ossos que formam a articulação. A cápsula articular é o principal meio de união de uma articulação sinovial, faz a proteção da articulação.
4) Ligamentos: são filamentos constituidos por tecido conjuntivo fibroso, cuja função é auxiliar a capsula na união dos ossos. São tres tipos:
-Ligamento intra-articular: são aqueles que ficam dentro da articulação (ex: cruzado anterior e cruzamento posterior-joelho)
5) Membrana Sinovial: é uma membrana que reveste internamente a cápsula (só não reveste a cartilagem articular, é formada por um tecido conectivo vascularizado. Função: é responsável por produzir o liquido sinovial
6) Liquido Sinovial: é um liquido, também conhecido como sinovia, é produzido pela membrana sinovial, é um liquido que corresponde a um fluido viscoso de consistência pegajosa que se assemelha a clara de ovo. A principal função do liquido sinovial é fazer a lubrificação dos constituintes internos de uma articulação sinovial, mas também o liquido alem de lubrificar ele faz a nutrição da cartilagem articular (acido hialurônico).
7) Menisco: é um disco ou uma estrutura arredondada, constituído por tecido conjuntivo fibroso e por tecido conjuntivo cartilaginoso. O menisco é uma estrutura não vascularizada e também não é inervada. O menisco tem as seguintes funções: funciona como amortecedor contra os impactos e também como função de melhorar a relação entre as superfícies ósseas articulares. Não são todas as articulações sinoviais que apresentam o menisco. O menisco se faz presente nas articulações sinoviais na qual as superfícies ósseas articulares são do tipo descordantes.
8) Cavidade articular: é o espaço que se configura no interior da cápsula, o qual encontra preenchido principalmente pelo liquido sinovial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário