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segunda-feira, 2 de agosto de 2010

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA GINÁSTICA

CELER FACULDADES
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA GINÁSTICA

Definição
Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a “Arte ou
ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe
agilidade. O conjunto de exercícios corporais
sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com
auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos
educativos, competitivos, terapêuticos, etc.”.


História da Ginástica

PRÉ-HISTÓRIA ANTIGUIDADE IDADE MÉDIA
PRESENTE AFIRMOU-SE ESTACIONOU
IDADE MODERNA IDADE CONTEMPORÂNEA
FUNDAMENTOU SISTEMATIZOU

História da Ginástica
Pré- História
sobrevivência
exercício físico de caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar
jogos, rituais e festividades

Antiguidade
Os exercícios físicos aparecem em várias formas de luta, natação, remo, hipismo, na arte de atirar com o arco, como exercícios utilitários, em jogos, rituais religiosos e na preparação guerreira de maneira
GRÉCIA
Educação corporal em Atenas Preparação para a Guerra em Esparta
ROMA

Preparação Militar Pratica de atividades desportivas

Idade Média
Base da preparação militar dos soldados
Entre os nobres : esgrima,equitação – “enobrecer o homem e fazê-lo forte e apto”.

Idade Moderna
1453 – valorizado como agente de educação Base da preparação militar dos soldados
Estudiosos da época contribuíram para evolução do conhecimento da educação física com a publicação de obras relacionadas à Pedagogia, à fisiologia e à técnica.

Idade Moderna
Surgiu um grande movimento de sistematização da Ginástica na Europa.
Até 1800 as formas comuns de exercício físico eram os jogos populares, as danças folclóricas e regionais.

Idade Moderna - a partir do século XIX - escola Alemã - escola Sueca – escola Francesa.

Escola Alemã
1800 - jogos, atividades atléticas e atletismo.
a ginástica alemã reforçou o aspecto militarista que influenciou no ensino tradicional da educação física e nos demais países europeus.
Escola Alemã - Guts Muths – Método Sistemático de Educação Física
Força – saltos. Corridas Lutas
Agilidade – Natação, Escaladas, Lançamentos
Harmonia – Dança e Ginástica
1811 e 1819- Sistema de Ginástica de Friedrich Jahn
Turnkuns ( Cultura Ginástica Alemã -
Jogos violentos
Corridas
Saltos
Lutas
Barra fixa Paralelas, etc

Método Francês
O desenvolvimento do corpo deveria superar as várias situações críticas da vida e à defesa da Pátria.
cultivar o corpo a fim de que adquirisse não somente a saúde
Qualidades físicas
Destreza – Força - Resistência

Método Sueco
Educação física escolar e formação militar
P. E. Ling - Saúde e reabilitação - Higiênicos e médicos
1813 - Real Instituto Central de Ginástica de Estocolmo
No estudo de base biológica das formas e efeitos dos exercícios – GINÁSTICA PARA TODOS OS PÚBLICOS
• Rígido
• Desenvolvimento harmônico de todo o corpo
• Exercícios simétricos moderados
• Realizados com uma dificuldade progressiva
• Sem aparelhos
• Em pé e obedecendo a uma voz

• Hjalmar Ling (1820-1866):
Aquecimento – Parte Fundamental - Relaxamento

Ginástica Moderna
Johann-Friedrich-Ludwig-Christoph-Jahn – responsável pela propagação da ginástica em aparelhos
“turnen”, para designar a prática da ginástica na alemanha
A conotação do termo Ginástica, a partir do século XIX, passou a identificar apenas a prática de exercícios físicos, conforme as diversas interpretações dos sistemas e métodos de Ginástica.


Sistema de Ginástica de Friedrich Jahn
A evolução do seu sistema conduziu-o à:
GINÁSTICA DESPORTIVA

1881 – FIG
1896 - olimpíadas de Atenas
1903 - primeiro Torneio Internacional de ginástica
1928 -participação feminina nas Olimpíadas

Evolução da Ginástica no Brasil
Década de 30 a 60:
Objetivos: Estética e Corretivo Postural
Década de 60 a 70:
Objetivos: Estética, Higiene Mental e Saúde Física.
Obtenção e manutenção da saúde física, melhora do sistema cardio-vascular.
1980 Método Cooper:
• Chega ao Brasil a Ginástica Aeróbica por professores que trouxeram dos E.U.A. (taxada de lesiva).
• Surgem estudos mais sistemáticos fundamentados cientificamente sobre a ginástica.
• Professores mais preparados tecnicamente..
1980 :
• Surge o “Low Impact” (baixo impacto) no entanto verifica-se que os resultados cardio vasculares não eram tão bons quanto no alto impacto.
• Tentou-se a união dos halteres na aula de baixo impacto, porém, esta criou sobrecarga nos ombros.
A partir de 1990:
• Observa-se nesta época não haver preocupação exata com a modalidade de ginástica, mas com o condicionamento físico geral levando a busca de atividades mais complexas ou que se interrelacionam sejam elas coletivas ou individuais ,( Araújo Filho,2001).

Campos de Atuação da Ginástica
Condicionamento Físico – Fisioterapias – Demonstração – Competição – Conscientização Corporal

Estrutura da Ginástica no Mundo
F.I.G. - FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE
Objetivo: orientar, regulamentar, controlar, difundir e promover eventos na área da Ginástica.

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