Aprendizagem (12 a 16 anos)
•Início da aprendizagem das habilidades específicas;
•Ênfase nas formas básicas;
•Evolução nas formas de jogo;
•Reforço do raciocínio tático;
Aperfeiçoamento (16 a 19 anos)
•Combinação dos fundamentos;
•Variação dos fundamentos;
•Raciocínio tático mais elaborado;
•Formas concretas e mais elaboradas de jogo;
•Início da especialização.
Adaptado de Bizzocchi, 2004.
•Posições básicas;
•Movimentações específicas;
•Toque;
•Manchete;
. Saque por baixo.
•Cortada;
•Bloqueio;
•Saque tipo tênis;
•Saque balanceado;
•Defesa;
•Rolamentos (ombro e costas);
•Mergulho;
.Recursos.
Movimentações específicas:
As movimentações no terreno de jogo são classificadas em função do trabalho dos pés. Elas podem ser utilizadas como deslocamento do jogador, tanto para a bola, como para uma posição na quadra.
São reconhecidas as seguintes movimentações:
•Passo simples;
•Corrida normal (de frente ou de costas);
•Passo lateral, cruzado ou misto;
•Galope;
•Saltito;
.Salto
•Segundo GRECO (1998), a técnica pode ser definida como sendo “a interpretação, no tempo, espaço e situação, do meio instrumental operativo inerente à concretização da resposta para a solução de tarefas ou problemas motores”.
•No esporte se entende por técnica geralmente, “um procedimento racional, ou seja, eficaz e econômico para alcançar grandes resultados”. FIDLER (1976
•A técnica individual de determinado esporte representa todo um repertório de gestos próprios da especialidade esportiva, fruto da história e da evolução de cada jogo esportivo coletivo.
Os gestos técnicos são “ferramentas” que o atleta possui para resolver tarefas e problemas em esportes
O ato tático
A resposta motora a uma determinada situação de jogo passa antes por um processo que inclui a percepção da situação, a capacidade do atleta de analisar e interpretar a situação percebida e, imediatamente, executar a resposta motora específica com o máximo de precisão.)
Trata-se de um processo que se inicia com a coleta das informações por parte do jogador, necessárias para identificar a situação problema (percepção e análise da situação); em seguida, elaborar a solução que ele pensa ser a mais adequada para resolver o problema (solução mental do problema); imediatamente, executar eficazmente, do ponto de vista motor, essa solução (solução motora do problema).
Estrutura do processo pedagógico
Método sintético-analítico-sintético
•Apresentação do fundamento (técnica);
•Importância do aprendizado correto e da utilização no jogo;
•Experimentação (global);
•Sequência pedagógica;
ios educativos (técnica) e formativos (desempenho físico);
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