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sábado, 13 de novembro de 2010

PSICOLOGIA - METAS

O objetivo é um ponto concreto que se quer atingir, devendo ter parâmetros numéricos e datas a serem alcançadas.

a meta é uma segmentação do objetivo, em que o aspecto quantitativo tem uma importância maior, ou seja, é mais preciso em valor e em data, pois é mais próximo que o objetivo.

Ex: caso o objetivo seja chegar ao peso ideal em um ano (valor e prazo aproximados), uma das metas pode ser perder três quilos até o final do próximo mês (valor e prazos precisos, caminhando para o objetivo).

Traçar diretrizes na vida, quais caminhos seguir, refere-se às metas.

Isso é o que nos torna únicos, originais.

Cada um irá em busca das suas realizações por diferentes sentidos, chegando ao grande objetivo,

Metas objetivas:

É o desejo de atingir um padrão específico de competência em uma tarefa, geralmente dentro de um tempo especificado.

Metas subjetivas:

São declarações gerais de intenção que não são mensuráveis ou objetivas;

Ex: quero atuar bem;

Metas de resultado

Focalizam-se em alcançar um vitória em uma disputa competitiva;

Não depende apenas do próprio esforço, mas também no esforço do adversário

Tipos de metas

Metas de resultado

Focalizam-se em alcançar um vitória em uma disputa competitiva;

Não depende apenas do próprio esforço, mas também no esforço do adversário.

Metas de desempenho

Se focalizam em alcançar padrões com base nos próprios desempenhos anteriores,e não no desempenho dos outros

O estabelecimento de metas é uma técnica eficaz para melhorar o desempenho, mas deve ser implantada corretamente

Metas de curto prazo

metas de longo prazo (objetivos);

Ex: mudança de comportamento

Por que o estabelecimento de metas funciona:

1- as metas dirigem a atenção a elementos importantes da habilidade a ser realizada;

2- as metas mobilizam o esforço;

3- as metas prolongam a persistência;

4- as metas favorecem o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem.

Princípio do estabelecimento de metas

Estabelecer metas específicas;

Estabelecer metas moderadamente difíceis, mas realistas;

Estabelecer metas de longo e curto prazo;

Registrar as metas;

Desenvolver estratégias para atingir as metas;

Considerar a personalidade e a motivação do participante;

Incentivar um compromisso da pessoa com a meta;

Fazer avaliações e fornecer feedback sobre as metas.

SMARTS - princípios

Específicas (Specific) – as metas devem indicar precisamente o que deve ser feito;

Mensuráveis (Measurable) - quantificar a meta;

Orientadas à ação (Action-oriented) – devem indicar algo que precisa ser feito;

Realisas (Realistic) – a meta possa ser alcançada;

Oportunas (Timely) – alcançada em um tempo razoável;

Auto-determinada (Self-determined) - as metas devem ser estabelecidas pelo participante ou ter sua participação.

Quais são suas metas e objetivo final como aluno do curso de educação física?

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