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terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VOLEIBOL

PLANO DE CURSO – CELER
1º bimestre / 2011

n Histórico do Voleibol (pesquisar)

n Elementos estruturais e funcionais (pesquisar)

n Regras (palestra com árbitro)

n Aspectos da aprendizagem motora no Voleibol

n Técnica básica – toque e manchete

n Técnica básica – saque e ataque

n Fundamentos simétricos – levantamento, recepção, bloqueio e defesa (rolamentos e mergulho)

n Fundamentos assimétricos – saque e ataque

n Avaliação teórica e prática

PLANO DE CURSO – CELER

2º bimestre / 2011
Sistemas básicos de jogo
Tática individual e coletiva
Sistemas avançados de jogo (vídeo)
Montagem da sessão de treino
Plano anual
Voleibol escolar (palestra com professor de escola)
Avaliação (teórica e prática)

Bibliografia recomendada
O Voleibol de Alto Nível, da Iniciação à Competição. Carlos “Cacá” Bizzocchi. Ed. Manole.
Ensinando Voleibol. João Crisóstomo Bojikian. Phorte Editora.
Voleibol. André Eduardo Pessoa. Coleção Educação Física e Ensino. Ed. UNIJUÍ.
Voleibol, do Aprender ao Especializar. Afonso Antonio Machado. Ed. Guanabara Koogan.
Escola da Bola, Um ABC para Iniciantes nos Jogos Esportivos. Christian Kröger e Klaus Roth. Phorte Editora.
Richard A. Magill. Aprendizagem Motora: Conceitos e Aplicações. Editora Edgard Blücher LTDA.

Sites indicados

1895 - o voleibol nasce nos EUA, com objetivo recreativo.
1947– surge a FIVB, com sede em Paris.
1949 – 1° campeonato na hoje extinta Tchecoslováquia. As regras européia e americana são unificadas.
1957 – reconhecido como desporto olímpico, tendo a 1ª disputa por medalhas em 1964 nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Década de 60 – início das mudanças nas regras - dinamismo no jogo.
1968 é introduzido o uso das antenas para delimitar o espaço aéreo de jogo.
1976 – o local de fixação das antenas passa de 9,4m para 9m, e 3 toques após o bloqueio são permanente
Década de 80 – significativas mudanças táticas.
1984 - após as Olimpíadas, fica proibido o bloqueio do serviço. Os árbitros ão orientados a serem mais permissivos com a defesa.
Década de 90 – evolução física, mudanças significativas nas regras influenciadas pelas redes de TV.
1998 - adoção do Rally-point System, mudança na cor da bola, introdução do líbero e uma maior liberdade por parte dos técnicos para darem instruções (entre a linha de ataque e o fundo da quadra).
Hoje, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) possui 219 Federações Nacionais afiliadas e mais de 35 milhões de jogadores licenciados, se constituindo na maior federação desportiva do mundo.

(Santos, 2004)

VOLEIBOL

Voleibol é definido como um jogo de situação (habilidade aberta) por requerer grande capacidade de adaptação a situações que continuamente se modificam, normalmente em um tempo muito curto.

(Bonnefoy et al., 2000)


Características

Uma rede alta que separa duas equipes adversárias
Esporte de rebater, volear (impossibilidade de agarrar a bola, com exceção do saque)
Defender e atacar um espaço horizontal (campo de jogo efetivo)
Esporte aéreo
Número limitado de ações
Interdependência das ações
Espaço de jogo (quadra e área livre)
Esporte de interação com o oponente
Esporte de não-invasão
Esporte acíclico
Número de jogadores
Resultado do jogo (não há empates)
Tempo de jogo
Contato da bola com o corpo
Técnica de manuseio da bola (erro vale ponto)
Rodízio obrigatório
Substituições
Fases do jogo
Ataque (K1 ou C1)
Defesa (K2 ou C2)
Transição (K3 ou C3)
Fundamentos Técnicos
Saque (por baixo, tipo tênis)
Recepção (manchete ou toque)
Levantamento (toque ou manchete)
Ataque (cortada ou largada)
Bloqueio (defensivo, ofensivo, simples, duplo ou triplo)
Defesa (manchete, toque, baixa, alta, rolamento, mergulho)
Aprender – processo de adaptação, não linear, instável, e derivado da interação entre o patrimônio genético e os estímulos do ambiente. (Magill, 1984)


Progressão Metodológica


Identificar o nível de aprendizagem dos alunos


Garantir a universalidade e amplitude dos movimentos naturais (corridas, saltos, arremessos e rolamentos)


Manipulação da bola (análise de trajetórias, antecipação, ir ao encontro da bola)


Exercícios de aquisição técnico-táticos (posturas básicas)


Combinação de movimentos associados com a técnica de cada fundamento


Combinação de fundamentos


Jogos modificados (cooperativos e competitivos)


Jogo formal


Pontos importantes

nDo conhecido para o novo
nSimilaridade com o jogo
nCerteza do entendimento das tarefas
nPequeno número de etapas na progressão
nEntendimento das interligações e do “fluxo” do jogo
nVariedade de situações e metodologias
nSinais claros e indicação dos pontos mais importantes

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